19º Congresso do Departamento de Pressão Arterial da SBC

Dados do Trabalho


Título

Validação de conteúdo de folder orientativo para Monitorização Residencial da Pressão Arterial

Introdução e/ou Fundamento

Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA) é uma ferramenta de automonitoramento da pressão arterial (PA) que pode ser incorporada no cuidado de pessoas com hipertensão arterial (HA). Embora seja recomendada em diretrizes, no Brasil não são encontrados materiais educativos que orientem a sua realização. Tem-se por objetivo descrever a validação de conteúdo de um folder orientativo para realização de MRPA.

Métodos

Trata-se de estudo de desenvolvimento realizado com cinco especialistas em hipertensão e/ou manejo da PA. O folder avaliado possuía em sua face anterior instruções visuais e escritas sobre componentes dos monitores automáticos de medição da PA, preparação e execução da automedição da PA e ações a serem realizadas diante de valores elevados. O verso do material continha espaços para registro das medições com ilustrações indicativas dos períodos diurno e noturno. O instrumento de validação contou com 20 itens distribuídos nos componentes “Potencial de educação” e “Aparência”. O Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) foi calculado com base nas médias fornecidas pelos especialistas, as quais foram divididas pelo ponto máximo da escala de Likert utilizada, que, neste estudo, é 5.

Resultados

Os cinco especialistas possuíam idade média de 42 (±11,88) anos, experiência média de 13,8 (±9,75) anos no campo da educação em saúde e 16 (±4,8) anos no campo da hipertensão arterial. Eram majoritariamente (60%) doutores. O componente “Potencial de Educação” alcançou CVC de 0,90 e o componente “Aparência”, 0,919. Itens relativos à construção do conhecimento para o autocuidado, clareza na apresentação das informações, sequência lógica, ilustrações, linguagem e estímulo ao aprendizado sobre o tema obtiveram CVC igual a 1,0. Dos 20 itens, apenas “O título e as letras do folder estão adequados” obteve CVC inferior a 0,80. Assim, somente este aspecto do folder foi considerado não validado. Foram realizados ajustes no tamanho da fonte do material em sua versão final.

Conclusões

O folder orientativo para realização de MRPA atendeu majoritariamente às condições mínimas estabelecidas no âmbito da validação e pode ser considerado material educativo adequado à finalidade a qual se destina. São diversas as possibilidades de uso dessa tecnologia, incluindo educação em saúde visando fomentar o auto manejo da hipertensão arterial e potencial para ser incluído na embalagem de monitores automáticos de PA comercializados no Brasil.

Área

Hipertensão

Autores

Thelma Leite de Araujo, Nila Larisse Silva de Albuquerque , Iago Oliveira Dantas, Moisés Ferreira de Sousa , Rebeca Chaves Cruz, Antônia Fabiana Rodrigues da Silva