19º Congresso do Departamento de Pressão Arterial da SBC

Dados do Trabalho


Título

INTERVENÇÃO NUTRICIONAL ATIVA, CONTROLE GLICÊMICO E DESFECHOS CARDIOVASCULARES EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 E HIPERTENSÃO ARTERIAL.

Introdução e/ou Fundamento

Introdução:
Intervenções nutricionais são importantes ferramentas de tratamento para pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM 2) e hipertensão arterial sistêmica (HAS), principalmente quando associadas à sobrepeso ou obesidade. Redução progressiva de peso por meio de mudanças do estilo de vida e reeducação alimentar é recomendada para pacientes com DM2 e HAS. Diversas orientações podem ser aplicadas, entretanto, acompanhamento multidisciplinar e vigilância constante são imprescindíveis para o sucesso terapêutico. Neste estudo, um protocolo de acompanhamento programado por um período de 12 meses com retornos mensais inicialmente, e a seguir trimestrais, foi aplicado a 76 participantes com DM2 e HAS.
Objetivos: Avaliar os efeitos da intervenção nutricional ativa, multidisciplinar planejada sobre os parâmetros antropométricos (Peso, IMC e Circunferência da Cintura), bioquímicos (Glicemia de jejum, Hemoglobina Glicada, Colesterol Total, LDL Colesterol, HDL Colesterol e Triglicérides) e Pressão Arterial

Métodos

Metodologia:
76 participantes com DM2 e HAS, foram distribuídos em 2 grupos: 1 - Grupo intervenção – composto por 42 participantes (de ambos os sexos, entre 35 e 80 anos) que receberam atendimento médico e nutricional por 12 meses (consultas de 3 em 3 meses); 2 - Grupo controle – composto por 34 participantes com DM 2 e HAS (de ambos os sexos, entre 35 e 80 anos) que receberam apenas atendimento médico por 12 meses (consultas de 3 em 3 meses). As consultas foram realizadas no período de maio de 2020 a junho de 2022, atendendo os critérios de distanciamento social estabelecidos pelo Ministério da Saúde na pandemia do COVID-19. Os atendimentos nutricionais foram constituídos por avaliação nutricional (antropométrica, bioquímica, clínica e dietética), educação alimentar, entrega do plano alimentar individualizado e aplicações dos Protocolos (1 - Anamnese Nutricional; 2 - Avaliação Antropométrica, Bioquímica e Clínica; 3 - Recordatório Habitual Alimentar; 4 - Protocolo sociodemográfico). Todos os participantes foram avaliados nos períodos basais. 3 meses, 6 meses, 9 meses e 12 meses.
Análise estatística foi realizada usando o Teste t pareado ou Wilcoxon. Os valores foram expressos como média ± desvio padrão para dados paramétricos, e mediana com intervalo interquartil para dados não paramétricos. Para comparação entre os grupos foi utilizado o teste t não pareado. Os dados categóricos foram expressos como porcentagens e números absolutos. Para a análise dos dados, foram utilizados os programas GraphPad Prism versão 6 para software Windows (GraphPad Software, San Diego Califórnia EUA) e SPSS 24 (USA). A significância estatística adotada foi α <0,05.

Resultados

Resultados
Foram observadas diferenças significantes entre o período basal e 12 meses no grupo intervenção para os parâmetros: peso (p=0,028), índice de massa corporal (IMC) (p=0,007), circunferência abdominal (p< 0,0001), pressão arterial sistólica (PAS) (p<0,0001) pressão arterial diastólica (PAD) (p=0,0232, glicemia de jejum. (p=0.033), hemoglobina clicada (p-0,282) e LDL colesterol (p=0,0006) após 12 meses de intervenção, exceto para valores de colesterol total (p=0,622), HDL colesterol (p=0,111) e triglicérides (P-0,115). Em contrapartida, no grupo controle foi observado elevação da hemoglobina glicada (p=0,038) e LDL colesterol (p<0,0001). Com relação aos outros parâmetros não houve diferença significante para colesterol total, triglicérides, glicemia e valores de PAS e PAD nos períodos basal e após 12 meses de observação. Todavia, a comparação do grupo controle versus intervenção mostra diferença significante para os parâmetros metabólicos e pressóricos (p < 0,05%).

Conclusões

Conclusões.
A intervenção nutricional ativa e planejada reduz parâmetros antropométricos, bioquímicos, cardiovasculares em pacientes com DM 2 e HAS. Em contrapartida no grupo controle, houve piora desses parâmetros inclusive elevação da PAS e PAD. Todavia, a extensão do período de avaliação é necessária para análise completa do impacto da intervenção nutricional em desfechos cardiovasculares e na qualidade de vida dos pacientes com DM2 e HAS

Área

Hipertensão

Autores

Tatiana Palotta Minari, Carolina Freitas Manzano Faquiano, Louise Buonalumi Tacito Yugar, Luis Gustavo Sedenho-Prado, Lucia Helena Bonalume Tacito, Luiza Inocencio, Antonio Carlos Pires, Heitor Moreno Jr., José Fernando Vilela-Martin, Juan Carlos Yugar-Toledo