19º Congresso do Departamento de Pressão Arterial da SBC

Dados do Trabalho


Título

Correlação dos níveis de eletrólitos sérico e urinário de pacientes diabéticos

Introdução e/ou Fundamento

Introdução: Diabetes é um distúrbio do metabolismo intermediário, caracterizado pelas complicações agudas ou crônicas da hiperglicemia. Diabetes é uma desordem metabólica crônica decorrente do estado de hipoinsulinismo. Os efeitos dos hormônios contra insulínicos irão predominar, exagerando as reações bioquímicas. Objetivo: Avaliar a correlação entre valores de sódio e creatinina sérica, sódio e clearance de creatinina, potássio e clearance de creatinina entre pacientes diabéticos.

Métodos

Metodologia: Estudo quantitativo, realizado em um centro comunitário de Salvador-Bahia. Foi realizado agendamento de exames para pacientes com diagnóstico de diabetes. Os procedimentos de coleta de dados envolveram aplicação de questionário, coleta de urina de 24 horas para dosagens de sódio, potássio, clearance de creatinina e creatinina sérica. A análise de dados envolveu medidas descritivas e o coeficiente de correlação linear de Spearman entre os testes laboratoriais. O software STATA v.12 foi usado para tratamento e geração de resultados. O nível de significância estatística foi definido em 5%. O protocolo do estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos.

Resultados

Resultados: Foram avaliados 120 indivíduos. A população do estudo constituiu-se principalmente de mulheres (75,8%), negras (95,8%), com ensino fundamental incompleto (35,0%) e renda de até 1 salário mínimo (63,3%). A média da glicemia de jejum foi de 154 mg/dL (±81,4). O coeficiente de correlação de sódio entre creatinina sérica foi de –0,31 (p=0,01), entre sódio e clearance de creatinina de 0,46 (p<0,001) e entre potássio e clearance de creatinina 0,28 (p=0,02).

Conclusões

Conclusão: Percebe-se que os eletrólitos indicadores de função renal obtiveram significância estatística quando associadas, e podem ser usadas como preditores de disfunção renal.

Área

Clínica Médica

Categoria

Estudo observacional

Autores

Mariana Martins Mendes, Lucélia Magalhães, Cecília Araújo, Amália Santana, Rodrigo Lins Lima, Rita Alves, Daniele Brustolim, Magno Merces, Monique Cerqueira