19º Congresso do Departamento de Pressão Arterial da SBC

Dados do Trabalho


Título

Efeito do bloqueio sequencial de néfron versus Bloqueio Duplo do Sistema de Renina-Angiotensina + Bisoprolol no tratamento da hipertensão resistente, ensaio clínico randomizado controlado (ReHyspOT)

Introdução e/ou Fundamento

A hipertensão arterial é o fator de risco modificável mais importante para doenças cardiovasculares e uma das principais preocupações de saúde pública. Dessa forma, identificar a contribuição do volume e da atividade da renina na manutenção dos níveis pressóricos poderia individualizar o tratamento, através de uma escolha mais eficaz para o controle da hipertensão arterial, seja atuando sobre o controle de volume ou no equilíbrio de sódio, seja atuando nos efeitos renais do sistema renina-angiotensina-aldosterona. O objetivo primário foi comparar o bloqueio sequencial do nefron (BSN) versus bloqueio duplo do sistema renina-angiotensina (BDSRA) mais Bisoprolol em pacientes com hipertensão resistente para observar reduções na pressão arterial sistólica e diastólica (PAS e PAD) após 20 semanas de tratamento. Foi realizado um ensaio clinico randomizado controlado, prospectivo.

Métodos

Foi realizado um estudo prospectivo, aberto, randomizado, paralelo, de comparação entre dois regimes terapêuticos para HAR: Bloqueio sequencial do néfron versus Bloqueio duplo do sistema renina-angiotensina, com uptitração opcional do fármaco. O desenho do projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FAMERP. (CAAE nº33943014.6.0000.5415, nº 870.093)
A amostra foi composta por 72 pacientes adultos com diagnóstico de hipertensão arterial resistente, atendidos no Ambulatório de Hipertensão, do Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/FAMERP. Os participantes foram avaliados durante cinco visitas em intervalos de 28 dias. Em cada avaliação eram obtidas as aferições de pressão arterial com média de 3 aferições. Os pacientes foram submetidos a coletas de sangue para análise bioquímica. Para avaliação da pressão arterial central e rigidez arterial utilizamos uma técnica não-invasiva, a análise do Augmentation Index (Aix) através da tonometria de aplanação, utilizando o tonômetro HEM-9000AI da marca ONROM(JAPAN). Foi aplicado teste t ou Wilcoxon para as variáveis quantitativas e teste qui-quadrado e de proporções Fischer para as variáveis qualitativas. Dados foram expressos em média ± 1 desvio padrão (DP)

Resultados

A média de idade foi de 55,5 anos no BSN e de 58,4 anos no grupo BDSRA + Bisoprolol (p=NS). Foram observadas reduções expressivas na PA de consultório em ambos os grupos. Grupo SNB, PAS diminuiu de 174,5 21,0 para 127,0 14,74 mmHg (p<0,0001) e PAD diminuiu de 105,3 15,5 para 78,11 9,28 mmHg (p<0,0001). No grupo BDRSA, a PAS diminuiu de 178,4 21,08 para 134,4 23,25 mmHg (p<0,0001) e PAD diminuíram de 102,7 11,07 para 77,33 13,75 mmHg (p<0,0001). O Monitoramento ambulatorial da pressão arterial (MAPA) também apresentou reduções significativas de PAS e PAD em ambos os grupos (p<0,0001). A maior redução da pressão sistólica central foi observada no grupo BSN (p<0,005.)

Conclusões

Em pacientes com RHTN aderente ao tratamento, SNB e BDSRA mais Bisoprolol apresentaram excelente eficácia terapêutica, embora o SNB tenha sido associado à redução precoce da PAS e maior redução da pressão sistólica central.

Área

Hipertensão

Autores

Elizabeth do Espírito Santo Cestário, Jose Fernando Vilela-Martin, Luciana Neves Cosenso-Martin , Tatiane Azevedo Rubio, Jessica Rodrigues Roma Uyemura, Valquíria da Silva Lopes, Letícia Aparecida Barufi Fernandes, Lucia Helena Bonalume Tacito, Heitor Moreno Júnior, Juan Carlos Yugar-Toledo