19º Congresso do Departamento de Pressão Arterial da SBC

Dados do Trabalho


Título

O PAPEL DAS CITOCINAS E DO ESTRESSE NA IMUNOPATOGENICIDADE DO LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Introdução e/ou Fundamento

Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune, multissistêmica e de causa idiopática, caracterizada pela presença de diversos auto-anticorpos.

Métodos

Para realização da revisão de literatura se efetuou uma busca na caixa de diálogo Descritores em Ciências da Saúde (Decs), seguida da busca de artigos científicos indexados nos seguintes bancos de dados eletrônicos: Public Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed/MEDLINE)4 e Scientific Eletronic Library Online - SciELO5 Sendo que, foi utilizando os seguintes descritores. IL-8 OR IL-17 OR IL-23 AND SLE e Stress AND Autoimmunity AND Glucocorticoids. Está revisão de literatura relata o papel das citocinas IL-17, IL-23, IL-8 e do estresse na imunopatogenicidade do LES. Houve delimitação do período sendo selecionado os estudos dos últimos 5 anos nos meses de janeiro a novembro, sendo que foram encontradas 207 referências nas buscas realizadas no portal PubMed/MEDLINE. Estas, foram avaliadas com base nos títulos e resumos ordenadas por data de publicação. Dentre esses, foram selecionados 15 artigos que atenderam aos critérios de inclusão, quais sejam ter as citocinas IL-17, IL-8, IL-23 e o estresse psicofisiológico associado ao LES, autoimunidade e estresse, IL-23, IL-17, IL-8 e o LES. Sendo o critério de exclusão os estudos que fugiam do tema proposto que foram: referente ao tratamento, diagnóstico e ou medicamento do LES; a genética e a outras moléculas associadas ao LES; a saúde pública; e aqueles que se referem apenas a resultados de exames laboratoriais, sem referência às citocinas e o estresse no LES.

Resultados

A análise foi feita utilizando o total de 15 artigos os quais foram incluídos para esta revisão de literatura, sendo eles provenientes da base de dados PubMed/MEDLINE. O idioma de todos os artigos publicados em periódicos foram em inglês. Dos artigos selecionados (n=5) foram dos Estados unidos, seguido da China (n=4), Polônia (n=2), Jamaica (n=1), Alemanha (n=1), Israel (n=1), Egito (n=1). Para tanto, as distribuições dos artigos quanto aos seus descritores foram da seguinte forma: descritor IL-8 OR IL-17 OR IL-23 AND SLE, foram encontrados no total 12 artigos nos quais a população de estudo variou de 65 a 312 tendo em sua maioria mulheres e em apenas um dos artigos se estudou camundongos. Dentre esses, oito artigos trouxeram a idade mínima de "maior de 17 anos" e a idade máxima foi de 89 anos, e os outros quatro informaram apenas a média de idade da população de estudo. Quanto ao desenho do estudo oito foram caso controle, um corte, um transversal, um experimental e um revisão de literatura. Em 10 artigos, as populações de estudo foram captadas por demanda espontânea, um experimental com camundongos e um a partir da base de dados (Tabela 1). Com a distribuição dos artigos do descritor Stress AND Autoimmunity AND Glucocorticoids foram identificados quatro e selecionados apenas um, do qual fo utilizado dois secundários de (SHARIF et al. 2018). Quanto ao desenho dos estudos um foi caso controle, um longitudinal e um estudo de revisão. A população desse estudo variou de 30 a 50.242, tendo em sua maioria mulheres.

Conclusões

A partir da análise dos dados as citocinas IL-8, IL-17 e IL-23 foram importantes moduladores da resposta imunológica juntamente com o estresse psicofisiológico, pois potencializavam os sintomas clínicos da doença.

Área

Clínica Médica

Autores

Mariana Martins Mendes, Michele C Oliveira , Jamile G Barbosa, Rosalina G D Santos