19º Congresso do Departamento de Pressão Arterial da SBC

Dados do Trabalho


Título

Prevalência e idade como fator de risco para hipotensão ortostática em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2

Introdução e/ou Fundamento

A hipotensão ortostática (HO) é um marcador de morbimortalidade cardiovascular em pacientes com diabetes tipo 2 (DM2). A prevalência da HO é influenciada pela duração do DM2 e as comorbidades que variam significativamente entre as populações. A prevalência e idade como fator de risco para HO não foram explorados nos brasileiros com DM2, sendo esses os objetivos deste resumo.

Métodos

Esta foi uma análise transversal e predefinida do Brazilian Diabetes Study, uma coorte prospectiva de DM2. A pressão arterial (PA) foi aferida após 3 minutos de repouso com manguitos de tamanho adequado e foi considerada a média das duas últimas das três medidas. Em seguida, os inscritos permaneceram por 1 minuto em pé para medição ortostática da PA. A HO foi definida como quedas de PA sistólica ou diastólica superiores a 20 mmHg e 10 mmHg, respectivamente, ou quaisquer sintomas de PA baixa – como tontura – relatados pelo paciente. Na mesma ocasião, dados demográficos foram registrados e, posteriormente, analisados. A regressão binária logística binária foi realizada para a análise estatística dos dados.

Resultados

Há 900 pacientes na coorte (idade média 57 anos; 57% do sexo masculino; 69% se autodeclararam raça branca e 8 anos a mediana de DM2). A HO esteve presente em 12% dessa população. A média de PA foi de 141 mmHg por 84 mmHg sentados e de 139 mmHg por 85 mmHg em pé. A mediana da diferença de pressão arterial sistólica foi de -2 mmHg e de pressão arterial diastólica foi de 1 mmHg. A proporção de pacientes com variações negativas maiores que 20 mmHg de pressão arterial sistólica foi de 7,3% (n= 66) e a proporção de pacientes com variações negativas superiores a 10 mmHg de pressão arterial diastólica foi de 7,2% (n= 65). A idade relacionou-se ao risco de hipotensão ortostática, com cada aumento de 1 ano na idade correspondendo a um risco 3,7% maior de hipotensão ortostática (RR: 1,037; 95%IC: 1,011-1,064; p= 0,005). A prevalência de HO aumentou com maiores quintis de idade: < 50, 50-55, 55-60, 60-65, > 65 anos, com prevalências de 7,9%, 9,3%, 11,5%, 15,6% e 15,6%, respectivamente.

Conclusões

Na população estudada, a HO afeta 12% dos brasileiros com DM2 e pacientes mais velhos apresentaram maior tendência a apresentar hipotensão ortostática.

Área

Hipertensão

Autores

ANA RAQUEL WHITAKER WHITAKER FILIPE, JOAQUIM BARRETO, ANDREI CARVALHO SPOSITO